Dos cortes de cabelos masculinos em alta, o top knot ou coque samurai é um dos que mais chama atenção. Não só é um é estiloso, dando um visual diferenciado para quem usa, como também é um dos mais complexos porque necessita de cuidados especiais e muita atenção.

O corte de cabelo não só foi adotado pelos guerreiros japoneses como também era usado pelos vikings. Porém, foi-se o tempo da barbárie. Hoje em dia, se bem executado, ele pode te dar um visual sóbrio, porém estiloso e descolado.

DEIXE O CABELO CRESCER

Top Knot Corte Samurai Masculin - deixe o cabelo crescer

Crédito: Shutterstock.com

Essa dica é meio óbvia. Você vai ter que deixar o seu cabelo crescer. Porém, não adianta parar de cortar o cabelo e deixar ele crescer de qualquer jeito. Caso faça isso, você vai ficar com uma juba do Rei Leão ou com uma aparência semelhante ao palhaço Bozo. Vá até um barbeiro e veja qual o melhor tipo de corte para atingir a sua meta. A melhor estratégia é continuar cortando as laterais e a parte de trás do seu cabelo normalmente e deixar a parte de cima crescer em paz. Você vai precisar de paciência até atingir o comprimento certo para prender o cabelo. Cuidado para não se apressar e forçar o cabelo amarrando ele para trás enquanto ele estiver curto. Isso pode forçar a sua raiz e influenciar em uma possível calvície.

COMO AMARRAR O COQUE SAMURAI

Top Knot Corte Samurai Masculin - Como amarrar o coque samurai

Fazer um coque é relativamente fácil. Você vai apenas precisar de um elástico para cabelo. Dois se o seu cabelo estiver muito comprido. Para os mais curtos: Você junta o seu cabelo com as mãos como se fosse prendê-lo em um rabo de cavalo. Uma dica a altura do coque samurai costuma ser um pouco mais alta do que você prenderia o cabelo normalmente. Escolhido onde o coque vai ficar, você dá três voltas no elástico e está pronto. Se o seu cabelo estiver com um comprimento médio, você dá duas voltas e, na terceira volta, você prende a ponta do cabelo junto com o elástico. Assim, seu rabo de cavalo vai ficar com uma “dobra” que dá um ar mais estiloso para o coque samurai. Se o seu cabelo estiver muito comprido, você usa primeiro elástico para dar firmeza para a base e o segundo elástico para amarrar a ponta. Ambos com três voltas. Ai, você vai enrolando a ponta do seu cabelo em direção da base e usa o elástico da mesma para fazer o coque.

COMO FAZER O CORTE E CUIDAR DO COQUE SAMURAI

Top Knot Corte Samurai Masculin

Se você parar para analisar, o coque de samurai é um corte bem simples. Basta deixar o cabelo crescer e comprar um elástico para cabelo. Porém, existem as mais diversas variações que vão te deixar mais estiloso. A principal delas é juntar  top knot com o undercut. Ou seja, você vai raspar – ou fazer um degradê – nas laterais e na parte de trás do seu cabelo e deixar a parte de cima intacta. Esse contraste vai chamar mais atenção para o coque e te deixar com uma aparência mais charmosa. Para dar mais firmeza ao seu cabelo, recomendamos que você use uma boa pomada, que dá um aparência mais seca a ele e garante que seus fios não vão se desgarrando ao longo do dia.

Top Knot Corte Samurai Masculin - Como fazer o corte e cuidar do coque samurai